sábado, 14 de fevereiro de 2015

RUPESTRE

Como surgiram as formas artísticas? Esse é um dos muitos mistérios do passado da humanidade. Alguns vestígios materiais arqueológicos, no entanto, nos dão pistas de como nossos ancestrais viviam e quais eram suas motivações para criar.
Artes das cavernas são chamadas arte rupestre, palavra que faz referência às rochas, paredes das cavernas onde se encontram grande parte desses registros. Eram feitas com materiais naturais, presentes no ambiente, como carvão, pedras, pós-minerais e sangue de animais.
Criavam imagens que imitavam a realidade e algumas representações, que transmitiam impressão de movimentos.
O que chamamos de artes é uma manifestação comum entre todos os grupos humanos, mesmo que com outro nome.
Em uma caverna (Chauvet) da França, que contém as pinturas mais antigas registradas até hoje, com cerca de 32 mil anos, descoberta em  1996, somente poucos cientistas podem ter acesso a ela, e mesmo assim, poucas horas por vez. A caverna ficou fechada por anos, em virtude de um desmoronamento, que fechou sua entrada original.
Isso fez com que a atmosfera interna preservasse as características das pinturas nas paredes, praticamente de modo como eram na época em que foram feitas. Essa atmosfera pode ser tóxica, por isso os cientistas podem ficar tão pouco tempo lá dentro. Um grande número de visitantes também poderia deteriorar as imagens.
Acredita-se que, na pré-história, ao tentar entender a vida, a morte, o mundo e os fenômenos da natureza, o ser humano tenha criado mitos e rituais para simbolizar sua existência e sua conexão com tudo o que estava a sua volta, visível ou invisível. As manifestações artísticas teriam se originado desses rituais mágicos. Deuses e divindades eram associados aos animais, à flora e aos fenômenos naturais, como a chuva, o sol, o trovão.
As cavernas, nas profundezas da terra, talvez fosse um local adequado para esses rituais, iluminados pela luz das fogueiras e tochas. Provavelmente, procurando a comunicação entre si e com suas divindades,  criaram símbolos que eram entendidos pelos diferentes grupos humanos. Essas formas são as mais antigas manifestações artísticas da humanidade.

Materialidade e registro

Uma das características das pinturas rupestres é que, por serem materiais, ou seja, concretas, preservaram-se ao longo de milhares de anos. Isso permite que imaginemos como surgiu a arte e como era a vida desses nossos ancestrais, o mundo que os rodeava, suas crenças e mitos.
Outras manifestações, que são imateriais, ou seja, duram um tempo e acabam: a música e as artes cênicas.   
É provável que essas diferentes manifestações artísticas tenham surgido ao mesmo tempo.
Nas pinturas, estão representadas as danças. Mas não sabemos como eram seus movimentos.
Foram encontrados registros de flautas feitas de ossos de animais. Os sons desses instrumentos apresentam elementos similares a alguns tipos de flautas atuais. Não sabemos ao certo como eram tocadas o dançadas.         

Parque da Serra da Capivara

Grutas de Altamira, Espanha, c. 15 000-12 000 a.C

Piauí


Flauta feita de osso

Fonte: BOZZANO, B. Hugo. FRENDA, Perla. GUSMÃO, Cristina Tatiane. Arte em interação. Vol. Único 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário