É muitíssimo importante que o ser humano desde os primeiros anos de vida tenha contato com desenhos, pinturas, esculturas, músicas, danças, teatro, isto é, com a arte e suas diferentes linguagens. Já na escola, o contato com a arte, além de ser conhecimento, também é fonte de inspiração para a expressão da criança.
Aos poucos, elas vão se familiarizando com as cores, com as linhas, as formas, o sons, os movimentos, enfim, com os conteúdos das artes plásticas e visuais, música, teatro e dança e, com esse conhecimento, com essa alimentação estética, sonora, visual e interpretativa, as crianças estão aptas realizarem suas criações artísticas.
O importante é que em qualquer linguagem a criança consiga se expressar de forma criativa e própria e, para que isso aconteça, o papel do professor é fundamental.
|
|
I -
Artes plásticas e visuais – Arte das linhas, das formas e das cores
Modalidades: Desenho,
pintura, gravura, escultura, artesanato, cerâmica, tapeçaria, cestaria,
colagem, histórias em quadrinhos, fotografia, instalações, arquitetura,
imagens por computador, etc. Conteúdos: pontos, linhas,
formas, texturas, cores, composição, peso, ritmo, volume, relevo,
harmonia, etc.
|
|
Kandinsky |
|
|
II –
Teatro – Arte da representação
Modalidades: Teatro
infantil, juvenil, adulto, tragédia, comédia, teatro de fantoches, teatro
de bonecos, mímica, pantomina, circo, cinema, teatro mambembe, televisão
(novelas, propagandas, mini-séries, e outros).
Conteúdos: texto teatral, jogos, improvisações, movimentos,
gestos, espaços cênicos, época, trilha sonora, maquiagem, adereços e
vestimentas.
|
|
Grupo de Teatro Sabóia |
|
|
III –
Música – Arte dos sons
Modalidades: música
como forma de comunicação, gêneros musicais, voz humana, sons corporais,
sons produzidos, sons agradáveis, desagradáveis, poluição sonora,
improvisação, interpretação e possibilidades de composição musical.
Conteúdos:
Propriedades
dos sons (altura, intensidade, duração e timbre). - Elementos da música
(melodia, dinâmica, ritmo, timbre, harmonia e textura musical). - Vozes
(femininas, masculinas, infantis, grupos musicais, etc). - Instrumentos
(corda, sopro, percussão e elétricos). - Notação musical (convencional e
não convencional.
|
|
|
IV –
Dança – Arte dos movimentos
Modalidades: dança
como forma, como expressão, como narração, como manifestação social,
danças populares, etc.
Conteúdos: movimentos, espaço para a dança, espaço pessoal
(kinesfera), níveis (baixo, médio e alto), relação corpo x objeto,
estilos, coreografia, coreologia.
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário