sábado, 14 de fevereiro de 2015

EGITO ::: PINTURA

Pintura do 
Antigo Egito

A decoração colorida era um poderoso elemento de complementação das atitudes religiosas
Suas características principais são:
• ausência de três dimensões;
• ignorância da profundidade;
• colorido a tinta lisa, sem claro-escuro e sem indicação do relevo
 






Lei da Frontalidade, que determinava que o tronco da pessoa fosse representado sempre de frente, enquanto sua cabeça, suas pernas e seus pés eram vistos de perfil. >>>



Quanto a hierarquia na pintura: O tamanho das pessoas e objetos não caracterizavam necessariamente a distância um do outro e sim a importância do objeto, o poder e o nível social. 
Eram representadas maiores as pessoas com maior importância no reino, ou seja, nesta ordem de grandeza: o rei, a mulher do rei, o sacerdote, os soldados e o povo.



Era do rio Nilo que os egípcios retiravam a água que abastecia as cidades e o alimento (peixe) para a população.




O Nilo também era utilizado como via de transporte de mercadorias e de pessoas. Devido a sua grande importância ele era respeitado "como um Deus" pelos egípcios.
Todos os anos, entre os meses de junho a novembro, o rio Nilo enchia e transbordava, alagando as áreas que estavam as suas margens. Quando suas águas baixavam, ficava depositada nesta área uma camada de húmus, formada por folhas e plantas, que deixava o solo fértil e propício para a agricultura.




Os faraós tinham totais poderes sobre a população; esse poder era hereditário, ou seja, passava de pai para filho. Além de governantes, os faraós eram considerados verdadeiros deuses, sendo respeitados e adorados por todos os grupos sociais.

O local a ser trabalhado primeiramente recebia um revestimento de gesso branco e em seguida se aplicava a tinta sobre gesso. Essa tinta era uma espécie de cola produzida com cores minerais.






Fontes: 
http://www.paralerepensar.com.br/
http://historiadaarte2009.blogspot.com.br/
http://www.historiadaarte.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário