terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

RENASCIMENTO :: PINTURA

No Renascimento (séculos XV-XVI). o interesse se voltou para as questões humanas e os ideais de beleza clássica, resgatando as técnicas artísticas gregas do passado. A função da arte assumiu diferentes caminhos: os artistas buscavam representar a realidade com um olhar mais científico e relacionavam diferentes conhecimentos às linguagens artísticas em suas criações, O debate sobre a importância da arte na sociedade ganhou força e status. Vários nomes ficaram conhecidos como grandes mestres da arte renascentista, como o italiano Leonardo Da Vinci, que pintou um dos quadros mais conhecidos do mundo, a obra Mona Lisa (1503-6).>>> Da Vinci ainda se destacou como escultor, cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista,a arquiteto, botânico, poeta e músico.
Saiba mais: http://www.sesisp.org.br/cultura/exposicao/leonardo-da-vinci-a-natureza-da-invencao.html


PINTURA

Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria.

– Uso do SFUMATO: transição suave e quase imperceptível entre as áreas de cor na pintura (
técnica de uso de tons claros e escuros). Trata-se de outra característica da perspectiva e cria uma sensação de distanciamento. O termo tem origem na palavra italiana "fumaça".

Realismo: os artistas do Renascimento não vêem mais o homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.

– Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.

 O espírito clássico, a ordem e as formas simétricas são traços marcantes dessa pintura.

Reforçando o que já foi dito, a pintura renascentista inovou com a descoberta da perspectiva, que permite abordar o espaço e a luz de maneira realista. Além disso, a nova técnica da pintura a óleo possibilitou novas associações e graduações da cor. Por fim, o surgimento de novos suportes, como a tela e o cavalete e a imprensa, permitiram uma circulação mais fácil das obras e do pensamento.

Outros pintores, além de Leonardo, deram importante contribuição a este período:

 

Giotto (1266-1337). Pintor italiano, introduziu a perspectiva na pintura. Foi considerado o precursor da pintura renascentista, além de ser, o elo entre essa e a pintura medieval (mais precisamente o estilo Gótico). A característica principal do seu trabalho é a identificação da figura de santos com seres humanos de aparência comum (humanizadas). Sua pintura coincide com a visão humanista que se consolidava naquele momento.

Obra de Giotto di Bondone: Crucificação na Cappella degli Scrovegni, em Pádua (1304-1306)


Botticelli (1444-1510). Pintor da escola florentina, nasceu e viveu em
Florença. Trabalhou na decoração da Capela Sistina, em 1481. Suas obras abordavam principalmente dois temas: a antigüidade grega e o cristianismo. Em sua obra chama a atenção a leveza dos corpos esguios e desprovidos de força: eles parecem flutuar, expressando suavidade e graça.

Obra de Botticelli: 
O Nascimento de Vênus, Galleria degli UffiziFlorença, XV


Ticiano (1490-1576). Foi o maior pintor da escola veneziana. Produziu obras religiosas, mitológicas e retratos utilizando cores vivas e movimentos que mais tarde serviram de base para outros artistas. Suas obras têm um grande apego à vida e à beleza feminina. A paisagem, com freqüência, é mais importante que as figuras. Ticiano foi um dos primeiros a pintar um tipo de paisagem moderna, antecipando diversas características do Barroco e até do Modernismo.

Obra de Ticiano: O imperador Carlos V na batalha de Muhlberg, 1548. Museu do Prado, Madri

Rafael (1483-1520). Da escola romana, destaca-se pela delicadeza de traços, pela conciliação do paganismo com o cristianismo e pelo equilíbrio entre a linha e a cor. Conhecido como o pintor de madonas, tipos ideais de beleza feminina, suaves, muitas vezes convencionais, mas, com eminentes qualidades.
Obra de Rafael Sanzio: A Escola de Atenas, 1509, Stanza della Segnatura, Museus Vaticanos

Suas composições são expressivas na organização e na distribuição dos elementos, massas, volumes, áreas, cores e linhas. Rafael aplicou com sensibilidade os princípios matemáticos e geométricos em seus quadros.

Michelangelo (1475-1564). Arquiteto, pintor, poeta e escultor, é difícil classificá-lo dentro das características gerais das escolas.
Michelangelo dominou a escultura e o desenho do corpo humano maravilhosamente bem, pois tendo dissecado cadáveres por muito tempo, assim como Leonardo da Vinci, sabia exatamente a posição de cada músculo, cada tendão, cada veia. A pedido do Papa Júlio 2, pintou o teto da Capela Sistina, dividindo-o em nove retângulos para contar a história da criação do mundo e do homem.

As poses das figuras na capela são baseadas em famosas esculturas gregas e romanas. Por isso, uma das raríssimas imagens de Deus, senão a única na cultura ocidental, apresenta um Deus de barba branca, como seriam na antigüidade clássica Zeus e Posseidon, deuses considerados pais. Para os gregos antigos, a barba era uma insígnia (emblema, símbolo) de homem velho e sábio, modelo que persiste até os dias de hoje.





Referências Bibliográficas:

FARTHING, Stephen, TUDO SOBRE ARTE, Ed. Sextante
UTUARI, Solange, LIBÂNEO, Daniela, SARDO, Fábio, FERRARI, Pascoal. POR TODA PARTE, Vol. Único, FTD
http://educacao.uol.com.br/
http://www.historiadaarte.com.br/

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