sábado, 14 de fevereiro de 2015

EGITO ::: ESCULTURA

Escultura Egípcia

O material utilizado na concepção das esculturas era principalmente a pedra. Poderiam ser granitos, diorites, xistos, basaltos, calcários e alabastros.
As esculturas eram principalmente de caráter religioso ou representativas do faraó, que no fim não deixava de ter cunho religioso, visto que o faraó era considerado uma encarnação de deus.



As esculturas eram feitas da seguinte maneira: faziam-se relevos nas superfícies das pedras, ou faziam-se monolitos. Os continham figuras ou inscrições e eram frequentemente colocados nos interiores dos túmulos. As esculturas eram em sua maioria policromadas, coloridas, mas asque ficaram expostas ao tempo  seu colorido original. Aquelas que se encontravam dentro dos túmulos se preservaram um pouco melhor.
As esculturas não tinham tanta fluidez nos movimentos. Eram bem mais rígidas, porém com proporção bem apurada.









As cores não tinham função apenas decorativa. Como praticamente tudo na arte egípcia, cada uma era dotada de significado, como exemplo o preto e o amarelo;
•Preto: era obtido a partir do carvão de madeira. Estava associado à noite e à morte, mas também poderia representar a fertilidade e a regeneração.
•Amarelo: Dado que o sol e o ouro eram amarelos, os Egípcios associaram esta cor à eternidade.

Na máscara mortuária de Tutancâmon o ouro é bastante utilizado (praticamente toda a máscara é dourada), representando a imortalidade do faraó, a sua eternidade, que para os egípcios era como um deus.

• O azul que representa o Nilo, um dos principais símbolos do Egito
Outra famosa representação em escultura é da rainha do Egito Nefertiti. Seu nome significava algo como “a bela chegou”.


<<< O busto de Nefertiti é feito de calcário com cerca de 3.400 anos de idade.
Uma curiosidade é que os egípcios tinham o costume de raspar todos os pelos do corpo, pois acreditavam ser algo de impuro.
Então era comum usarem perucas para se protegerem do frio ou do sol. Assim, a peruca era um acessório de beleza, e muitas vezes, adornavam as perucas com contas e tranças para estiliza-las.
O busto de Nefertiti, porém, mostra a rainha de cabelo raspado, usando apenas a sua coroa.










Fontes: 
http://www.paralerepensar.com.br/
http://historiadaarte2009.blogspot.com.br/
http://www.historiadaarte.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário