domingo, 15 de fevereiro de 2015

GÓTICO

A arte gótica, ou o estilo gótico, surgiu no norte de onde hoje se localiza a França, no século XII, 
e difundiu-se inicialmente como um estilo arquitetônico para diversas localidades da Europa até o século XV. 
Catedral de Notre-Dame
A arte gótica é considerada como uma expressão do triunfo da Igreja Católica durante a Idade Média, já que era uma expressão artística notadamente religiosa.

Gótico possivelmente deriva de godos, povo bárbaro que invadiu o Império Romano no período de sua decadência.

Esta arte desenvolveu-se entre os séculos XII e XIV na França e espalhou-se pela Europa durante a

Baixa Idade Média.

Na arquitetura, vitrais decorados ensinam, por meio da luz de suas variadas cores refletidas para o interior da igreja, histórias e relatos contidos nas Sagradas Escrituras.
Enquanto, de modo geral, a igreja românica apresenta um único portal, a igreja gótica tem três portais que dão acesso à três naves do interior da igreja: a nave central e as duas naves laterais.
Nave da Amiens Cathedral
A arquitetura expressa a grandiosidade, a crença na existência de um Deus que vive num plano superior; tudo se volta para o alto, projetando-se na direção do céu, como se vê nas pontas agulhadas das torres de algumas igrejas góticas. 

A rosácea é um elemento arquitetônico muito característico do estilo gótico e está presente em quase todas as igrejas construídas entre os séculos XII e XIV.
A escultura está presente nas altas fachadas e portais das catedrais, com um naturalismo que expressa a beleza ideal do divino e facilita o reconhecimento da personagem representada. 

Na pintura podemos destacar as iluminuras realizadas nos manuscritos religiosos, porém somente poucas pessoas tinham acesso a essas escrituras. O trabalho dos ilustradores nas Iluminurasinfluenciaram os pintores dessa fase.



=========================================================
Na pintura gótica, o nome de Giotto di Bondone (1267-337) destacou-se, apesar de o pintor italiano representar uma transição para o Renascimento, desenvolvendo novas concepções e métodos de trabalho, buscando um realismo cada vez maior. 

 
 

Assim, a pintura de Giotto vem ao encontro de uma visão humanista do mundo, que vai cada vez mais se firmando até ganhar plenitude no Renascimento.

Em suas pinturas, Giotto valorizava as figuras humanas. Em obras como o Retiro de São Joaquim entre os Pastores ou Lamento ante Cristo Morto, por exemplo, elas aparecem maiores do que as árvores e quase se igualam, em altura, às montanhas que compõem a paisagem.
_______________________________________________________

O artista gótico holandês Jan Van Eyck (século XV) procurava registrar nas suas pinturas os aspectos da vida urbana e da sociedade de sua época. Nota-se em suas pinturas um cuidado com a perspectiva, procurando mostrar os detalhes e as paisagens. 






Referências Bibliográficas:

JANSON, H. W. História Geral da Arte. São 
Paulo: Martins Fontes, 2001.

HAUSER, Arnold. História Social da Literatura e 
da Arte. São Paulo: Mestre Jou, 1972.

FARTHING, Stephen. Tudo Sobre Arte.

Site Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário