sábado, 14 de fevereiro de 2015

EGITO ::: ARQUITETURA

As principais características gerais da arquitetura egípcia são:
• solidez e durabilidade;
• sentimento de eternidade; 
• aspecto misterioso e impenetrável



Com mão-de-obra escrava, milhares muitas vezes, elas eram construídas com blocos de pedras que chegavam a pesar até duas toneladas. Para serem finalizadas, demoravam, muitas vezes, mais de 20 anos. Desta forma, ainda em vida, o faraó começava a planejar e executar a construção da pirâmide.
Os arquitetos no antigo Egito eram considerados as pessoas que realizavam os grandes sonhos dos Faraós.

Templo de Ramses II

Qualquer tipo de construção envolvia uma grande logística e um planejamento que até hoje é abordado.
Sem grandes recursos arqueologicamente comprovados, a arquitetura de pirâmides, templos e obeliscos continua sendo um grande mistério.
A arquitetura mais comum no antigo Egito eram os templos. Eles possuíam decoração inspirada na paisagem egípcia. Papiros, flores de lótus e palmeiras eram algumas delas. Os templos mais significativos são Carnac e Luxor.

A entrada dos templos geralmente era feita por caminhos que continham esfinges de ambos os lados. Os templos eram enormes e geralmente estavam sustentados por colunas.
A pirâmide em degraus foi uma obra-prima idealizada pelo mais famoso arquiteto do antigo Egito; Imhotep para o faraó Djoser na terceira dinastia.


Antes de Imhotep o lugar de descanso dos faraós eram as mastabas.

Foi na quarta dinastia que se modificou o desenho das pirâmides, originando as tradicionais pirâmides que conhecemos hoje. As mais famosas representantes dessa arquitetura são as pirâmides do complexo de Gizé. >>>



Geralmente existiam diversas esfinges de ambos os lados das estradas que davam acesso aos templos. As mais comuns eram estátuas com corpo de leão e cabeça humana (geralmente de Faraós). Eram colocadas na alameda de entrada do templo para afastar os maus espíritos.


Obeliscos - Tinham o formato de colunas com lados lisos e em sua ponta seu formato era triangular (piramidal). Eram colocados à frente dos templos para materializar a luz solar.

Sua principal função era de cunho religioso e servia para os egípcios homenagearem os deuses.

Existiam ainda outras formas arquitetônicas no antigo Egito, como entradas de templos que eram verdadeiras obras de arte ou salas sustentadas por diversas colunas, conhecidas popularmente como hipóstilas, que faziam parte dos complexos de templos.
Os tipos de colunas dos templos egípcios são divididas conforme seu capitel:
• Palmiforme - flores de palmeira;
• Papiriforme - flores de papiro; e
• Lotiforme - flor de lótus.




Algumas nomenclaturas úteis:
- Pirâmide  túmulo real, destinado ao faraó.
- Mastaba túmulo para a nobreza
- Hipogeu túmulo destinado à gente do povo

- Esfinge: representa corpo de leão (força) e cabeça humana (sabedoria) 





FONTE: historiadaarte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário